Bolsa Família Cancelado ou Suspenso4 min read

O Governo Federal busca fazer uma checagem rigorosa das famílias cadastradas no Bolsa Família, muitas famílias e beneficiários que não se encaixam no perfil tiveram o cartão suspenso ou cancelado, as famílias que tem perfil para o recebimento do Bolsa Família e tiveram o benefício suspenso devem buscar atendimento nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) para esclarecimento das informações.

Os motivos para o cancelamento do benefício pode ser vários, o Bolsa Escola que é um benefício adicional pode ser suspenso quando a criança não frequenta a sala de aula, outro motivo que pode ocasionar a suspensão do Bolsa Família é a mudança de condição econômica famílias que tem renda per capita superior a R$85,00 (oitenta e cinco reais) ou que o responsável pela família esteja empregado.

O que pode causar o cancelamento ou bloqueio

O cancelamento do Bolsa Família só ocorre quando o beneficiário cai na malha fina do Governo Federal, à fim de impedir que os beneficiários que não se encaixam no perfil do Bolsa Família continue recebendo o benefício, o cartão é cancelado e inutilizado.

Quando o titular do Bolsa Família está empregado o Número da Inscrição Social (NIS) é suspenso, porém o cadastro CADUNICO permanece na base de dados da Caixa Econômica Federal e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), o Bolsa Família é suspenso para dar lugar ao PIS ou PASEP na base de dados da caixa Econômica Federal.

Bolsa Família Cancelado

bolsa familia cancelado

O beneficiário que tiver o benefício cancelado poderá buscar auxílio no Centros de de Referência Social (CRAS) para regularização da situação, é necessário fazer uma pesquisa para saber qual o motivo do cancelamento do benefício.

O beneficiário que está com o benefício cancelado ou suspenso deve levar todos os documentos até o CRAS, desta maneira o motivo do cancelamento pode ser identificado com maior agilidade.Documento Recadastramento e Cadastro Bolsa Família :

  • Carteira de Trabalho com Baixa da Última Empresa;
  • Certidão de Nascimento das Crianças em idade Escolar;
  • RG de Todos Membros da Família;
  • Certificado de Matricula ou outro documento que comprove frequência escolar.
  • Não é necessário comprovante de renda caso os beneficiários nunca tenham trabalhado.

Bolsa Família Bloqueado

Bolsa Família Bloqueado

O Cartão Bolsa Família é bloqueado quando o benefício é suspenso ou cancelado, o motivo da suspensão do benefício pode ser alteração na renda familiar, mudança da condição de desempregado para empregado ou crianças que faltam á escola.

Na primeira utilização do Cartão Bolsa Família após o cadastramento é necessário cadastrar uma senha para a utilização do cartão e consulta de saldos no aplicativo e caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, é como se o cartão estivesse bloqueado, mas o cartão está em desuso e é necessário o cadastro da senha para utilização. A senha somente poderá ser cadastrada através do atendimento Caixa ao Cidadão no número de telefone 080072606.

Como Conseguir o Benefício Novamente

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) foram criados para auxiliar as famílias carentes no recebimento do Bolsa Família, no CRAS é possível esclarecer dúvidas sobre o Bolsa Família, Fazer Atualização do Cadastro Único (CADUNICO) e Recadastramento.

O beneficiário que estiver com o benefício suspenso ou cancelado deve buscar o motivo do cancelamento ou suspensão, levar todos os documentos que comprove a necessidade e perfil do bolsa família até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para regularização da situação.

Cadastro Bolsa Família

Cadastro Bolsa Família

O Cadastro das Famílias Carentes no Programa Bolsa Família é chamado de Cadastro Único (CADUNICO) e deve ser feito nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), é através do CADUNICO que as informações da famílias carentes são analisadas para a concessão do benefício.

O CADUNICO reune informações sobre quantidade de membro da família, crianças em idade escolar e portadores de deficiência, após o cadastramento o beneficiário recebe um Número de Inscrição Social que é chamado NIS, este número é o mesmo do Cartão Bolsa Família que é utilizado para fazer saques do benefícios nas Casas Lotéricas e Agências da Caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *